Programas

O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) é um núcleo interdisciplinar de extensão, pesquisa e ensino, que desenvolve projetos em rede com abordagem territorial e participativa, nos campos da Tecnologia Social e da Economia Solidária, visando à construção de políticas públicas para a equidade social e o equilíbrio ambiental. 

O Festival UFRJMar, idealizado pelo então Reitor da UFRJ, Prof. Carlos Lessa, foi implementado pelo Prof. Fernando Amorim e desde 2002, é realizado anualmente em conjunto com a comunidade da UFRJ e as Regiões Costeiras do nosso Estado. Considerado o maior projeto de extensão da universidade, o UFRJmar tem como principal objetivo, promover atividades interdisciplinares e interiorizar a UFRJ.

O Grupo de Educação Multimídia que teve seu inicio dentro do UFRJMar, foi criado com dois propósitos, um de fazer registros audiovisuais, com a intenção de divulgar e documentar os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UFRJ e a aplicação do audiovisual como ferramenta pedagógica.

O LabIS – Laboratório de Informática e Sociedade – veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e solidário. Um desejo de contribuir a partir de uma compreensão renovada dos fazeres científicos e tecnológicos – especialmente das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) – suportada pelas novas referências sociológicas, econômicas, históricas e antropológicas que já vem problematizando, desde o século 20, a neutralidade e a universalidade das ciências e das tecnologias. https://is.cos.ufrj.br/labis/

O Laboratório de Informática para Educação, situado no Centro de Tecnologia da UFRJ, apresenta um espaço acadêmico adequado à realização de atividades de ensino e extensão que agreguem dois focos de aplicação distintos, mas inerentes à academia contemporânea: a educação, fundamento e objetivo máximo da academia, e a informática, que reúne as ferramentas tecnológicas produtivas que permeiam a atual dinâmica social.
 
 Dentre as atividades realizadas pelo LIpE destacam-se: 
– Formação continuada de professores com foco na produção de atividades educacionais a serem desenvolvidas nas dependências dos laboratórios de informática presentes nas escolas 
– Cursos de apropriação digital para funcionários técnico-administrativos aposentados.
– Cursos de matemática básica e letramento para funcionários terceirizados e aposentados, utilizando os recursos informáticos do laboratório.
– Cursos e oficinas de introdução à lógica de programação de computadores para o público infanto-juvenil, utilizando lúdicos softwares de desenvolvimento baseado em blocos. 
– Oficinas de introdução à utilização de hardware eletrônico básico para o público juvenil. 
– Desenvolvimento de softwares com viés educacional, que atendam demandas sociais e acadêmicas válidas.
– Manutenção de computadores e redes Internet dos laboratórios de informática de escolas públicas.
 
Todas as atividades promovidas pelo LIpE buscam empregar a metodologia participativa, tornando o público-alvo agente ativo no planejamento e desenvolvimento das atividades, almejando o máximo aproveitamento para todos os envolvidos no constante processo de ensino-aprendizagem.

O LAFAE é um laboratório interunidades, vinculado ao DEE/Poli, ao PEE/COPPE e ao NIDES.
Linhas de pesquisa:
Aproveitamento energético alternativo;
Fontes alternativas de energia, principalmente nos setores fotovoltaico, termo solar e eólico;
As pesquisas estão voltadas para captação de dados dos potenciais energéticos;
Desenvolvimento, análise e aperfeiçoamento de estruturas conversoras de energias de fontes alternativas em eletricidade, movimento e calor, para uso direto e indireto, bem como de dispositivos de controle e monitoração. http://www.dee.ufrj.br/lafae/

O Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS/UFRJ) foi criado no segundo semestre de 2018, a partir da experiência da  disciplina “Aprendizagem por projetos” na UFRJ/Macaé. Com a aproximação dos(as) professores(as) e estudantes de engenharia à camponeses do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, a partir da Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA/UFRJ/Macaé), a disciplina se debruçou em um problema social real, que era o desenvolvimento de uma Casa de Farinha no assentamento, aplicando os conhecimentos de engenharia aprendidos em sala de aula em conjunto com o conhecimento dos camponeses do território. 
Em 2019, o LITS se aproxima do curso de nutrição, conseguindo abarcar as demandas da Casa de Farinha de uma forma mais completa. Além disso, inicia-se um trabalho com a Comunidade Remanescente de Quilombo Machadinha, em Quissamã/RJ, em que a demanda era o desenvolvimento de uma horta comunitária e seu sistema de irrigação.
Assim, o LITS, vinculado ao NIDES/UFRJ e ao Campus Macaé, realiza atividades de extensão, ensino e pesquisa. Sua equipe é composta por professor(as), estudantes e técnico-administrativo dos cursos de nutrição, engenharia mecânica, produção e civil da UFRJ/Macaé.
O elo de nossas atividades são os princípios da Educação Popular, Tecnologia Social e metodologias participativas, como a Pesquisa-Ação. O objetivo do Laboratório é desenvolver sistemas/processos tecnológicos junto com os(as) usuários(as), levando em consideração as especificidades de cada realidade e contribuindo com a transformação social, ambiental e política do território.

Grupo que desenvolve atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa em Agroecologia e Permacultura pela UFRJ. O Mutirão de Agroecologia/ MUDA era, inicialmente, integrado por alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFRJ. Ao longo dos anos, agregou estudantes de outras graduações, além de alunos da pós-graduação, professores e não universitários. A intenção do grupo é testar e disseminar soluções harmônicas para a vida urbana e rural, a partir dos conceitos agroecologia, permacultura e tecnologias sociais, possibilitando a geração de renda, a solução de problemáticas ambientais locais, a melhoria da saúde individual e coletiva, além de promover a aproximação entre campo e cidade. São buscadas, desde então, soluções baseadas na ética e nos princípios da Permacultura e da Agroecologia, de modo a favorecer a consolidação de culturas sustentáveis num contexto de urbanização e preservação da natureza. O grupo se organiza através da autogestão e liderança circular. Em resumo, as decisões, o planejamento e a execução das ações do projeto estão sob o controle de cada integrante e as tarefas são distribuídas a partir da demanda, aptidão e interesse individuais.

O Laboratório de Tecnologia de Alimentos e as atividades do Núcleo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos – NPCTA, possuem uma equipe multidisciplinar, que desenvolve novos produtos e processos de base tecnológica na área de alimentos, aliado ao controle de análises químicas, físicas e instrumentais, visando alimento seguro, segurança alimentar e sustentabilidade.